Impasse
Maternidade da Santa Casa segue fechada
A Secretaria de Saúde negocia solução temporária com os hospitais das Universidades Federal e Católica de Pelotas para reduzir o impacto do fechamento
Carlos Queiroz -
A maternidade da Santa Casa de Misericórdia completa 41 dias de portas cerradas, hoje, e não há previsão de retomada. Ao invés de gestantes prontas a darem à luz, parte do espaço já tem sido utilizado para acolher pacientes de outros procedimentos cirúrgicos. A Secretaria de Saúde negocia solução temporária com os hospitais das Universidades Federal e Católica de Pelotas para reduzir o impacto do fechamento dos 19 leitos obstétricos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é de que 14 vagas possam ser geradas.
O assunto gera cautela. A maioria das partes se manifesta por nota ou via assessoria de imprensa. A secretária de Saúde, Roberta Paganini, fala no andamento das tratativas, mas prefere não arriscar prazos. A direção da Santa Casa admite não haver previsão para um possível retorno, mas ao mesmo tempo afirma: Tudo pode mudar conforme o andamento das reuniões.
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) monitora a situação e aguarda o pagamento de salários atrasados a 14 obstetras e um pediatra. O contrato se encerrou em 31 de março, após aditivo de 60 dias, sem acordo. Os profissionais argumentam que a direção do hospital não teria formalizado proposta efetiva; teria apenas comunicado a intenção de manter o serviço. Em contexto de crise financeira e sem consenso, as atividades foram interrompidas por tempo indeterminado.
- Consequências e planos no HUSFP-UCPel
Os reflexos podem ser contabilizados. O aumento nas internações já chega a 60%, além de demanda ampliada também no Pronto Atendimento. O diretor de Assistência do Hospital São Francisco de Paula, Edevar Rodrigues Machado Júnior, preocupa-se com a pressão sobre as equipes e destaca que, apesar de a instituição saber da responsabilidade de apoiar na absorção das pacientes, a situação não pode ser suportada por muito tempo. "Além do desgaste da equipe e das insuficiências infraestruturais geradas por uma demanda aquém do projetado, a qualidade do trabalho fica comprometida", enfatiza o diretor.
O que busca o município?
A prefeitura de Pelotas negocia a abertura de mais dez leitos obstétricos no HUSFP. Atualmente, a retaguarda do hospital neste serviço inclui 35 vagas pelo SUS.
O andamento das tratativas
A fase é de estudo de viabilidade. Para dar esse passo, entretanto, o HUSFP precisaria ampliar e ajustar as equipes obstétrica, pediátrica e anestésica e readequar área física. A alteração também requer avaliação de impacto financeiro e revisão do convênio firmado com o Município. "Muito embora essas ações já se encontrem em andamento, não há assertivamente nenhuma definição nesse sentido", enfatiza Edevar Júnior. "Por hora, temos apenas um movimento direcionado para atingir esse objetivo".
- Consequências e planos no HE-UFPel
O fechamento da maternidade da Santa Casa eleva a procura também pelo Hospital-Escola, que conta com 16 leitos obstétricos. Dados do setor de Estatística confirmam o impacto sentido pelos profissionais, semana após semana. Em abril de 2019, foram realizados 93 partos. Em abril de 2020, o número saltou para 116; um aumento de quase 25%.
O que busca o Município?
A Secretaria de Saúde negocia a instalação de quatro leitos destinados a grávidas de baixo e de algo risco, com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19. Embora a parceria seria firmada com o HE, o serviço seria prestado em área cedida pela Santa Casa.
O andamento das tratativas
A direção do HE restringiu-se a confirmar as negociações com a prefeitura. Adequações em estrutura física e formalização de documentos para assegurar a cedência do local estariam entre as pendências - aponta o Executivo. A Santa Casa não fez qualquer comentário sobre as tratativas.
Saiba mais
A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas também era antiga referência a gestantes de baixo risco de municípios da região. Em média, 160 atendimentos mensais costumavam ser realizados nas áreas de maternidade e de pediatria pelo SUS.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário